Base Cartográfica de Sergipe


ACERVO AEROFOTOGRAMÉTRICO DE SERGIPE

Levantamento Aerofotogramétrico

Cruzeiro do Sul 1971 – 1972

O Acervo Aerofotogramétrico de Sergipe tem mais de 2.000 produtos impressos em papel fotográfico e é composto por fotoíndices, fotografias aéreas e ortofotocartas das décadas de 1970 e 1980.

Atualmente passa por um processo de digitalização de todo o acervo, visando garantir a sua preservação, conservação e disponibilização à sociedade.

Neste portal estão disponíveis para download os fotoíndices de nosso acervo. Caso tenha interesse em obter arquivos digitais de fotografias ou ortofotos, entre em contato através do nosso e-mail ou telefone.

BASE CARTOGRÁFICA DIGITAL DE SERGIPE

Mapeamento cartográfico na escala de 1:2.000 realizado a partir de levantamento aerofotogramétrico, abrangendo 292 Km2 de áreas urbanizadas.

Ao todo foram mapeadas 74 das 75 sedes municipais de Sergipe, exceto Aracaju, bem como algumas localidades de importância estratégica para o Estado.

O referencial geodésico adotado é o SIRGAS 2000.

CARTAS IMAGEM

Um produto constituído por mosaico de fotografias aéreas, a Carta Imagem é uma representação cartográfica que contém informações geográficas importantes para o mapeamento, identificação e entendimento dos processos atuantes sobre o espaço geográfico. As Cartas Imagem das sedes municipais de Sergipe foram elaboradas a partir de dados coletados com o Levantamento Aerofotogramétrico (Base Cartográfica de Sergipe) e apresentam logradouros (ruas, estradas), edificações (prédios públicos e de importância para as comunidades locais, etc.), praças, estádios, quadras poliesportivas, parques, dentre outros equipamentos públicos. Estão disponíveis para download Cartas Imagem de 62 sedes municipais mapeadas em 2010 e 13 de sedes municipais mapeadas em 2004.

REDE GEODÉSICA DE SERGIPE

No processo de mapeamento, uma das etapas fundamentais é a realização do apoio básico de campo, que consiste na determinação de vértices geodésicos que servirão de referência para o ajustamento dos dados brutos mapeados, visando garantir a fidelidade, precisão e acuracidade das representações cartográficas.

A Rede Geodésica Estadual é composta de um conjunto de vértices determinados pelo IBGE (Sistema Geodésico Brasileiro) e pelo Governo de Sergipe em missões de mapeamento topográfico.

Os vértices geodésicos subsidiam a realização de novas mensurações e levantamentos topográficos em campo, dentre eles o georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, implantação de rodovias e núcleos habitacionais.

Pular para o conteúdo