O Perfil da Agricultura Sergipana 2016-2017

Aracaju, 23 de abril de 2018.

O Perfil da Agricultura Sergipana 2016-2017 é uma publicação da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, realizada por meio da Superintendência de Estudos e Pesquisas, que reúne comentários analítico dos dados das pesquisas Produção Agrícola Municipal - PAM 2016 e do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola 2017, ambas do IBGE. O documento aborda aspectos do desempenho da atividade agrícola, em 2016, no contexto regional e nacional, a influência dos índices pluviométricos nas principais culturas, destaca como as dez principais culturas de Sergipe: a laranja, a mandioca, a cana-de-açúcar, coco-da-baia, milho, batata doce, banana, abacaxi, manga e limão. O Perfil da Agricultura Sergipana 2016 demonstra a evolução da produção dessas culturas ao longo das duas últimas décadas, ressalta, entre outras, o potencial agrícola do município de Lagarto, a consolidação da cultura da batata doce no Agreste Central Sergipano, a variabilidade da produção do feijão – cultura típica da agricultura familiar, a decadência da cultura do fumo, o novo cenário da cultura do milho, a queda na produção dos citros e do maracujá e, ainda, a necessidade da preservação e recuperação dos ambientes de restingas, como modo de assegurar o extrativismo da mangaba em Sergipe.

O Perfil da Agricultura Sergipana 2016-2017 é um documento de linguagem acessível, voltado tanto para as instituições e entidades que lidam com a agricultura e com as questões ambientais como aos produtores e agricultores familiares. Em suma, é um convite à reflexão das práticas, dos modelos de produção e de armazenamento dos grãos e das formas de aproveitamento e agregação de valor aos produtos agrícolas sergipanos.

Publicação completa aqui