2 Características Demográficas e Sociais da População


Esta seção é dividida em seis capítulos e contempla 38 indicadores ao todo. Sempre que possível os dados foram publicados para o Brasil, grandes regiões, unidades federadas e municípios de Sergipe. As fontes de informação utilizadas foram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

No primeiro capítulo são disponibilizados dados sobre a população, com quantitativo de pessoas, divididos por localização, sexo, raça ou cor e por faixa etária. O capítulo sobre famílias e domicílios contempla informações sobre o número de cômodos, a existência de água canalizada, a presença de bens duráveis, a existência de banheiro ou esgotamento sanitário, o destino do lixo e também dados sobre o rendimento domiciliar per capita e o número de componentes da família. O terceiro capítulo externa dados sobre o número de nascidos vivos, por residência da mãe, por quantidade de consultas pré-natal, por tipo de parto e por escolaridade. Aborda também informações sobre a taxa bruta de natalidade e de mortalidade, mortalidade infantil e fetal, óbitos de mulheres em idade fértil e óbitos maternos.

O capítulo seguinte agrega dados sobre nupcialidade, como os casamentos entre cônjuges masculino e feminino, por mês do registro, estado civil do homem e da mulher, grupos de idade do homem e da mulher e lugar do registro, além de divórcios concedidos em 1ª instância. Há também um capítulo específico sobre movimento eleitoral, disponibilizando dados sobre eleitores aptos, por nível de escolaridade, por sexo e filiação partidária, por situação de regularidade e por faixa etária. E, por fim, indicadores demográficos, como o índice de envelhecimento da população e esperança de vida ao nascer



2017 SEPLAG - SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO.
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306